Astrologia

Astrologia

A Astrologia (do grego Astron, astros, estrelas, corpos celestes, e Logos, palavra, estudo) é uma crença segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam, hipoteticamente, prover informação sobre a personalidade, as relações humanas e outros assuntos. É, como tal, uma atividade divinatória, quando usada como oráculo, mas também pode ser usada como ferramenta para definição das personalidades humanas. Jung em seus estudos chamava a este conceito de sincronicidade.
Os registros mais antigos sugerem que a astrologia surgiu no terceiro milênio antes de Cristo. Ela teve um importante papel na formação das culturas e sua influência é encontrada na astronomia antiga, nos Vedas, na Bíblia e em várias disciplinas através da história. De fato, até a Era Moderna, astrologia e astronomia eram indistinguíveis. A astronomia começou a divergir gradualmente da astrologia desde o tempo de Ptolemeu; essa separação culminou no Século XVIII com a remoção oficial da astrologia do meio universitário. Só no Século XX é que a astrologia retomou a algumas universidades - principalmente nos EUA - após desenvolver-se naquilo que é hoje chamado Astrologia Contemporânea.
Os astrólogos afirmam que o movimento e posições dos corpos celestes podem influenciar diretamente eventos na Terra e em escala humana. Alguns definem a astrologia como uma linguagem simbólica, uma forma de arte, ou uma forma de vidência, enquanto outros definem como ciência social e humana.
A astrologia atual recorre essencialmente à interpretação do horóscopo natal do indivíduo (ou entidade) em estudo e na associação dos significados astrológicos ao contexto da situação apresentada em consulta.
A análise preditiva recorre ainda a algumas técnicas específicas entre as quais os Trânsitos (comparação da posição dos planetas, num determinado momento sobre o horóscopo natal do objeto de análise), as Progressões (primárias, secundárias, e terciárias), as Direções de Arco (sendo o Arco Solar o mais utilizado), e o Retorno Solar (cálculo de um novo Horóscopo para o momento do ano em que o Sol passa exactamente em cima do grau em que estava no momento de nascimento da entidade em análise).
A Astrologia Horária, apesar de ter quase desaparecido ao longo do século XX, tem voltado nos últimos anos, em grande parte devido ao renovado interesse em explorar as técnicas tradicionais da Astrologia antiga.

Potala