
Constelação Sistêmica na Água

A Constelação Sistêmica Familiar na Água é uma abordagem terapêutica que usa bonecos leves e pequenos - confeccionados por exemplo em EVA - em água para ajudar a identificar padrões, emoções e traumas através dos campos morfogenéticos. Tem por base o modelo criado pelo alemão Bert Hellinger e trazido para o âmbito individual por Ursula Franke, também psicoterapeuta.
As Constelações Sistêmicas podem ser individuais, coletivas e até organizacionais, em que investigam os campos de energia de corporações a fim de que sejam identificados bloqueios, conflitos ou dificuldades no campo empresarial por meio de um 'veículo'.
O propulsor das constelações se chama campo morfogenético, meios pelos quais circulam uma informação, determinando comportamentos característicos que são disseminados pelo tempo e pelo espaço. É através do Campo Morfogenético, por exemplo, que se pode explicar porque os filhos tendem a se comportarem como seus pais, mesmo que não os tenha conhecido.
Assim, é o Campo Morfogenético quem vai orientar a movimentação dos bonecos na água, ajudando o terapeuta a entender as energias envolvidas em seus personagens: o boneco representando um marido tende a repelir outro representando uma esposa se este casal tiver na realidade se separado.
Terapeuticamente, a Constelação Sistêmica Familiar ajuda não só a compreender situações, mas também harmonizar energias dissonantes: quando entendemos as razões pelas quais as separações acontecem, aceitamos e perdoamos, trazemos um sentimento de paz para um tema até então obscuro, denso e desarranjado. Com perdão e entendimento, o Campo Morfogenético abre uma leitura nova do tema, de conformidade, de reconciliação: é como o ex-marido e a ex-mulher aceitassem, no mínimo, serem amigos outra vez.
Desta forma, as constelações propõem uma mudança de postura, uma nova percepção e posicionamento diante das situações e dos desafios, liberando o fluxo da vida, esclarecendo pontos sombrios e de discórdia em relações pessoais e organizacionais. Se uma situação se repete em sua vida; se suas angústias e medos não condizem com a realidade; se você sente que não está vivendo a sua própria vida; se há uma doença, dificuldade nos relacionamentos (amizade, trabalho), na relação de casal, com seus filhos ou dificuldades financeiras, as constelações são indicadas para você. E tudo pode ficar melhor se você procurar ajuda.
