Celebração Raksha Bandhan

Ho'oponopono

Em 5 de agosto se celebra o dia sagrado do Raksha Bandhan, ou Rakhi. Trata-se de uma tradição indiana que celebra o vínculo de amor e responsabilidade entre irmãos e irmãs, o que não deixa de ser também uma oportunidade para celebrar a amizade. Neste dia as irmãs amarram fios sagrados ao redor dos pulsos dos seus irmãos, simbolizando por eles a sua afeição e estes, desta feita, retribuem a estima com a promessa de protegê-las.

Um dos mitos que descreve o ritual é o observado por Indrani e Yamuna para seus respectivos irmãos Indra e Yama: uma vez, Lorde Indra estava quase vencido em uma longa batalha contra os demônios. Cheio de remorso, ele procurou conselho do Guru Brihaspati, que sugeriu para seu ataque o auspicioso dia de Shravan Purnima (lua cheia do mês de Shravan). Naquele dia, a esposa de Indra e Brihaspati amarraram uma corda sagrada no pulso de Indra, que então atacou o demônio com força renovada e o derrotou. Desta forma o Raksha Bhandhan simboliza todos os aspectos de proteção do bem contra as forças malignas.

Nesta celebração vamos estender nossos votos de amor, afeição e proteção não só para os nossos irmãs e irmãos humanos, mas principalmente amarraremos o cordão nos nossos pulsos simbolizando

a proteção divina contra a negatividade e contra as energias que perturbam a nossa paz interior. É com Ele que nós devemos querer estar eternamente atados. Que o divino Rakhi que nós oferecermos ao Senhor jamais seja desatado, jamais se torne desbotado, e jamais se quebre.