Curso de Acupuntura Constitucional Coreana

Ho'oponopono

A Medicina Constitucional, apesar de sua inexpressiva utilização na Medicina Oficial, fornece uma teoria e uma ferramenta valiosa para, de maneira simples, racional e eficiente, promover o equilíbrio. Segundo a teoria constitucional, somos portadores de um desequilíbrio energético herdado e próprio para cada biotipo humano e colorido por cada temperamento, que irá determinar os órgãos mais suscetíveis ao processo de adoecimento.

O tratamento precoce deste desequilíbrio é o objetivo do método constitucional e deve ser a base de qualquer proposta de profilaxia e tratamento das doenças humanas. Identificada a constituição e o temperamento de cada ser humano determinamos seu desequilíbrio primordial e alcançamos as coordenadas para um tratamento seguro, de baixo custo e eficiente, visando tratar o paciente e não a doença, através da medicina oficial, acupuntura, homeopatia, fisioterapia, fitoterapia, homotoxiologia, nutrição,terapia biocatalítica, eliminação de radicais livres e de inúmeras outras propostas terapêuticas.
O estudo das constituições e temperamentos humanos oferece uma aplicação racional, prática e eficiente na profilaxia e no tratamento das doenças e um útil apoio no exercício da Medicina oficial. Um médico que está preparado para identificar a constituição e o temperamento de seus pacientes valoriza o conselho de Hipócrates: “Não há doença, mas sim doente”.
Identificado o órgão em desequilíbrio pode-se, através de vários agentes terapêuticos, utilizados isoladamente ou em conjunto, restaurar-se a homeostasia funcional de seus órgãos internos e equilibrar o físico, o emocional e o mental do paciente.
 

Neste curso:

Este curso aborda as quatro tipologias constitucionais descritas pelo dr. Eu Won Lee, médico formado na Coréia, um dos introdutores, em São Paulo, da Acupuntura e da Fitoterapia. De acordo com esta teoria cada pessoa tem um elemento da natureza dominante relacionado à Medicina Tradicional Chinesa que influencia a sua constituição física, a sua constituição psicológica e as suas tendências patológicas.

Na China, a filosofia e a medicina estão baseadas no conceito dos Cinco Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), que descrevem todos os fenômenos da natureza e seu simbolismo se aplica igualmente ao homem.

Neste curso vamos aprender os 4 tipos básicos de Constituição (Tai-Yang, Shao-Yang, Tai-Yang e Shao-Yin), as subtipologias, suas características físicas, psicológicas e patológicas, como diagnosticá-los e como tratá-los através dos conceitos fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa, que resgatam o fluxo natural da energia no corpo.