Curso de Desenho

Curso de Desenho

Com aulas semanais de 2 horas e meia de duração, este curso tem a proposta de desenvolver talentos e habilidades artísticas de seus alunos para a prática do desenho em diversas áreas: Pintura em Óleo sobre Tela, Aquarela, Desenho Artístico, Perspectiva, Desenho de Mangá, Desenho de Moda, Caricatura, Estilismo e outras. Abaixo estão pequenas descrições sobre cada uma delas:

 

Pintura em Óleo sobre tela

Técnica de pintura feita com tintas à óleo, em belíssimas cores através do uso de pincéis ou espátulas, sobre telas ou painéis em tecidos. Pode também ser realizada em telhas ou sobre outros materiais preparados. Este recurso valoriza a versátil integração das cores com belíssimos resultados, cujos temas passeiam do realismo ou abstração, como por exemplo as paisagens, os casarios, as flores, a natureza, as figuras humanas, anjos e outras. Tem como característica a própria diversidade das cores, o brilho e a secagem lenta.

 

Aquarela

É uma técnica de pintura muito suave, singela e delicada através pigmentos diluídos em água aplicados com pincéis especiais e muito macios sobre papéis específicos e de gramatura superior. Por sua delicadeza exige do pintor bastante habilidade, sendo necessário aprender a conduzir as aguadas sem muito arrependimento para obter o resultado desejado.

 

Desenho Artístico:

É indicado para todas as pessoas que desejam conhecer o processo da construção do desenho, desenvolvendo a percepção visual relacionada à forma, volume, luz, sombra, proporção, profundidade e perspectiva. O aluno aprende a representar ou reproduzir sobre uma superfície bidimensional (papel, tela) através de linhas tudo que desejar, sejam objetos, elementos da natureza, sonhos, ideias, emoções ou sentimentos. Os desenho vão ser desenvolvidos através do grafite e dos lápis de cor, acrescentando a aplicação de giz pastel seco ou oleoso, nanquim e carvão.

 

Perspectiva:

É uma técnica de desenho utilizada para ilustrar dimensões por meio de uma superfície plana. Há várias formas de utilização do desenho em perspectiva como perspectiva única, perspectiva de dois pontos, vista do olho de pássaro, vista do olho de minhoca e outras. A perspectiva única também é uma forma de desenho em perspectiva que possui um ponto de fuga, onde as linhas desenhadas são paralelas umas às outras e tendem ao “infinito.”

 

Desenho de Mangá:

Mangá é uma palavra utilizada no Japão, para designar quaisquer desenhos feitos para estória em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes, que podem ser apresentados na televisão, vídeos, games ou filmes. Vários animes também dão origem a ilustrações ou histórias sequenciadas, transformando-se em pequenos desenhos animados ou filmes. Estes desenhos podem ou não serem desenhados de maneira realista, caracterizam-se por grandes olhos em muitos personagens (influência do estilo de Osamu Tezuka da Disney). Muitas vezes há detalhes colocados ao lado do desenho principal, mostrando maiores detalhes de algumas partes ou objetos. Há diversos tipos de mangá, e podem se dividir, de acordo com o público a que se destinam:Shounen, para meninos e em geral são histórias de ação, amizade e aventura. Shoujo, para meninos, sua principal característica sensações e sensibilidade do personagem e do meio em que está inserido. Gekigá, desenho mais realista, voltado ao público adulto. Seinen para homens jovens e Josei para mulheres.

 

Caricatura

É um desenho utilizado para satirazar pessoas ou situações, através da ironia ou do estilo escrachado, muito utilizado pela mídia (revista e jornais). Não devemos confundir com o termo Cartoon (utilizado para se referir ao desenho cômico com características infantis, em animação e história em quadrinhos). A caricatura nada mais é do que um cartoom mais elaborado, com características exageradas. O alvo dos desenhistas são em geral pessoas famosas, como jogadores de futebol, artistas, políticos ou personalidade da sociedade.

 

Desenho de Moda

Neste tipo de desenho o aluno aprende a desenhar a figura humana: rosto, cabelos, mãos, corpo, o movimento e em seguida o desenho de roupas e acessórios, trabalhando luz, sombra e o caimento do tecido. Desenvolveremos algumas noções básicas sobre o vestuário adequado a cada tipo de corpo.

 

Sobre o Curso e Materiais

Cada aluno é responsável pela compra dos materiais necessários para fazer as aulas. O professor fornece a relação de materiais para cada curso. O aluno pode fazer aulas de qualquer uma das modalidades, podendo adquirir e desenvolver o conhecimento e habilidade em todas as áreas