Integração Craniossacral

Massagem Oriental

A Integração Craniossacral é uma terapia corporal de abordagem holística que visa o equilíbrio da flutuação do liquor no Sistema Craniossacral (craniosacral ou crânio‐sacro) usando toques suaves e não-invasivos. Com o Sistema Nervoso Central e Autônomo regulado, a capacidade natural de autocura do corpo é resgatada e surge um profundo relaxamento, vitalidade e sensação de bem‐estar em todos os níveis. A Terapia de Integração Craniossacral é uma modalidade de terapia complementar e integrativa que ajuda a criar condições ótimas de saúde e a facilitar as forças naturais que atuam no processo do crescimento e desenvolvimento desde a concepção. Baseia‐se no conceito da Respiração Primária desenvolvido pelo renomado osteopata americano Dr. William Sutherland e nas suas idéias sobre o Sopro da Vida e suas manifestações como diferentes ritmos harmônicos no corpo.
Seguindo a indicação do Dr. Becker: ‘Tenha consciência da Quietude e deixe que a função fisiológica interna manifeste sua própria potência sem erros, ao invés de usar uma força externa às cegas’, não são utilizadas manipulações ósteo articulares, nem manobras invasivas.
O terapeuta, ao sentir a flutuação rítmica do liquor no sistema craniossacral, sincroniza sua atenção com o movimento de inalação e exalação da Respiração Primária que se manifesta no corpo todo e coopera com as forças inerentes de homeostase, auxiliando no processo de regeneração e autocura do organismo. A partir dessa sincronização com os movimentos da Respiração Primária, terapeuta e cliente entram em um estado de meditação que pode
melhorar processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos.
O terapeuta em quietude pode perceber com seu toque, a sensação do estado chamado NEUTRO, que é uma homogeneização de tecidos, fluidos e potência, numa experimentação do verdadeiro sentido da palavra ‘holismo’.
No Neutro e na chamada Quietude Dinâmica, ocorre uma troca metabólica entre todos os fluidos do corpo e a potência contida no liquor é distribuída, revitalizando e reorganizando todo o organismo, além de permitir a melhora nos movimentos, nas circulações sanguínea e linfática e no funcionamento dos órgãos e nervos”.