Abordagem Integrativa Transpessoal

Curso das Cartas do Caminho Sagrado

Essa abordagem da psicologia considera o ser humano como um sistema que inclui aspectos físicos (sensações), psíquicos (mental e emocional), sociais e culturais (relacionamentos) e espirituais (dimensões arquetípicas) podendo, portanto, tratar qualquer situação ou sintoma.

As intervenções tem por objetivo ampliar a consciência da pessoa sobre as possibilidades ao seu dispor, para que se torne o agente de transformação de si mesma e, consequentemente, do ambiente. O trabalho foca a parte saudável do ser para que ele tenha recursos para lidar com suas dificuldades, as suas limitações, os seus conflitos, os seusdesafios.

Na Abordagem Integrativa Transpessoal se utilizam práticas que privilegiam a subjetivação de conteúdos do inconsciente que precisam ser simbolizados, expressos e compreendidos, tanto na pequena história (o assunto que a pessoa traz para o atendimento), como na grande história (a Dimensão Maior por trás do seu Ser). Também são trabalhados recursos de operacionalização para que a pessoa possa visualizar concretamente como se expressar no cotidiano com um novo olhar. Os recursos favorecem a interlocução interna e, consequentemente, o autoconhecimento.

Todas as formas de trabalhar tem por objetivo ampliar a percepção, estimulando as funções psíquicas presentes em cada experiência: sensações, emoções, pensamentos e intuições. O objetivo é ativar uma Ordem Mental Superior para que a pessoa possa ver mais e saber mais sobre si mesma, gerando o autoempoderamento, tornando-se mais segura e confiante para sustentar os processos de sua vida.

Estes recursos podem ser classificados em categorias de acordo com o que pretendem:

*Imaginação ativa: estimula o saudável;

*Reorganização simbólica: favorece uma retrospectiva do passado e uma perspectiva do futuro com atuação no presente; estimula a cognição e a temporalidade por meio da intuição;

*Técnicas interativas: trazem o emocional mais intenso trabalhando a sensação, a intuição e a razão desenvolvendo as sete etapas durante o processo deste exercício.

Como recursos adjuntos aos recursos citados acima, a transpessoal se utiliza de:

*Grafismo;

*Relaxamento;

*Contemplação;

*Trabalhos corporais: dança circular, asanas e outros;

*Meditação;

*Tarefas que envolvem a escrita, o perdão, a gratidão, a autobiografia e a validação do saudável em si e no outro;

*Mandalas;

*Modelagem com argila ou massa de modelar;

*Trabalhos de respiração.