Acupuntura

Acupuntura

A acupuntura, técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa é um dos mais antigos sistemas de cura e manutenção da saúde. Consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele por meio de agulhas, ventosas, massagens e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada a partir da erva artemísia (moxabustão).
É muito eficiente na cura dos pacientes sem qualquer tipo de efeito colateral ou técnica invasiva. Isso sem contar que a acupuntura pode ser associada a qualquer outro tipo de tratamento médico, seja ele homeopático, alopático, fitoterápico, ampliando sobremaneira seus efeitos. O mecanismo de ação da acupuntura ainda não foi completamente elucidado. Sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A acupuntura teria também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório. Há similaridades entre os efeitos da acupuntura e os causados pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais e menstruais, insônia, asma, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária.
Procure um acupunturista de preferência no início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos, na fase de mal-estar que precede a doença. (Fonte: Associação Brasileira de Acupuntura)

Potala