Alongamento Funcional

Curso das Cartas do Caminho Sagrado

 O Alongamento Funcional é uma forma de trabalho que utiliza métodos específicos para a obtenção e manutenção da flexibilidade, ou amplitude de movimento, em qualquer situação do cotidiano.

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular e promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade;, quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele.

Devido à vida sedentária, às posturas inadequadas, ao stress diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou pela sobrecarga.

Os músculos, quando tensos ou encurtados, impedem a amplitude normal de movimentos - e até a boa circulação sanguínea -, além de causar desconfortos, dores e até alterações posturais. É muito importante realizarmos alongamentos com frequência.

Benefícios: os Alongamenfos Funcionais restauram a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a esta articulação; aumentam a flexibilidade geral antes de exercícios vigorosos de fortalecimento; minimizam o risco de lesões músculo-tendíneas relacionadas a atividades físicas, previnem o encurtamento ou tensionamento de grupos musculares e facilitam o relaxamento muscular, entre outros.