Astrologia Védica (Indiana)
A Astrologia Jyotisha (do sânscrito conhecimento da luz), também conhecida como Astrologia Védica ou Astrologia Hindu, é o sistema indiano de astrologia.
A Astrologia Védica é conhecida nos meios de estudos astrológicos como a forma de astrologia mais precisa de todas, pois é baseada no céu aparente, o que se mistura com a Astrologia Sideral. Alguns autores declaram que a astrologia natal védica surgiu no subcontinente indiano após influências helênicas, após o período védico.
Diferente da versão ocidental, a astrologia oriental considera a precessão dos equinócios e as posições siderais das constelações do Zodíaco e contém elementos novos, como as Mansões Lunares (Nakshatras), por exemplo.
A astrologia védica é um dos Vedangas, as seis disciplinas principais da crença védica hindu. Seu propósito inicial era a confecção de um calendário para escolher as datas de sacrifícios rituais. Inicialmente, o termo sânscrito graha não era sinônimo de planetas, mas era utilizado para se referir a supostos demônios que se originavam durante eclipses, dentre eles, Rahu.
Na atualidade, a astrologia permanece como uma faceta importante da vida hindu. Os recém-nascidos têm seus nomes escolhidos a partir dos seus mapas natais, os festivais são organizados de acordo com este conhecimento, datas de escolhas de casamento, abrir novos negócios, mudar-se de casa e de trabalho. A astrologia tem status iguais às outras ciências na Índia moderna com cursos de ensino superior.