top of page

Aulas de Mandala

Aula de Mandala.jpg

Primeiro o mdf: são escolhidos os tamanhos a serem trabalhados, com incrível diversidade. Há mandalas com 30 cm, 50 cm, 80 cm e até muito maiores, para montadores experientes. Depois são escolhidos os modelos: mandalas podem ser pintadas com materiais diferentes - de canetinhas a aquarelas -, ou pode ser coladas sobre a sua superfície uma dezena de materiais que se integram lindamente, criando os efeitos belíssimos que nos acostumamos a ver diariamente.

As Aulas de Mandala são assim: como construir uma obra de arte. É preciso os materiais, os suportes pré-cortados, cola e tesoura, papeis especiais e muitas pequeninas pecinhas que serão instaladas: podem ser espelhinhos, pequenos cristais, lantejoulas, pequenas pérolas e outra infinidade de elementos que a criatividade ajuda a agregar.

Com muita inspiração, atenção e paciência - se não as temos, aprendemos a tê-las -, os primeiros resultados são animadores. Em 3 horas de aulas semanais, as Aulas de Mandalas são pequenos exercícios psicomotores com multifuncionalidades: ajudam a elaborar, planejar e executar com um nível de detalhe bastante minucioso. As opções de tamanho, materiais e média de tempo são passadas logo nos primeiros minutos de aula e podemos escolher com total liberdade como seguir. Se as 3 horas ficarem pequenas, tudo continua na aula seguinte, até a obra-prima ser concluída, o que hoje em dia nos confere fogos internos de artifício, um pequeno orgulho e uma grande paz. E ainda podemos pendurar nosso troféu na parede de casa, no trabalho ou no escritório, para que toda aquela energia de beleza e vitória possa continuar vibrando.

As Aulas de Mandala são assim, como um tempo dedicado para nós mesmos. É o próprio ambiente da vida, em que pensar antes e fazer depois traz um sorriso luminoso no rosto. Tudo porque são atividades simples e, mesmo que pareçam complexas para alguns, podem se tornar tarefas em que podemos errar e persistir até acertar, até entendermos que a complexidade é apenas um estado de espírito: para o verdadeiro artista, não existem limites.

Instituto Cultural Potala
bottom of page