top of page

Brainspotting

Brainspotting.jpg

Brainspotting é uma abordagem terapêutica que consiste em acessar pontos do cérebro (brain) através da posição (spot) dos olhos.

Foi desenvolvida pelo norte-americano David Grand a partir de minuciosas observações da movimentação ocular de seus pacientes. Grand percebeu que determinados pontos de visões podem despertar e até revelar memórias e sensações “escondidas” profundamente no cérebro. Assim, quase que inconscientemente essas memórias podem ser a causa dos distúrbios mais simples aos mais complexos.

“A retina - explica David - é composta por 100 milhões de neurônios: é uma extensão do cérebro que se forma embrionariamente a partir do tecido neural. Não é surpresa que os reflexos expressos nos olhos e o sistema de orientação visual revelem e proporcionem acesso instantâneo aos processos subcorticais". Ou seja, onde você olha afeta como você se sente.

Assim, através do olhar, a técnica permite que o cérebro localize, processe memórias bloqueadas ou congeladas por experiências tristes e eventos traumáticos - que estão fora do alcance da mente consciente e de suas capacidades cognitivas - e libere neurobiologicamente as emoções e sensações represadas.

Podemos entender que todas as experiências e sensações ruins de nossa vida vêm de uma rede de memória traumática. Ao contrário do que se pensa, um trauma não precisa ser um evento de grandes proporções. Pode ter sido algo que nos foi sistematicamente negado e - por meio de sinapses neurais - nos fez acreditar que não éramos merecedores, trazendo consequências à nossa trajetória profissional, por exemplo. Nós não nos damos conta de que uma pequena situação pode nos causar problemas, porque esta memória triste fica escondida num ponto inconsciência.

É importante colocar que não é possível apagar uma memória traumática. O que o Brainspotting propõe é a criação de novas sinapses, aproveitando-se da neuroplasticidade do cérebro, a fim de deixar as emoções negativas no passado e trabalhar aspectos mais positivos: sempre há uma lição a ser aprendida.

Instituto Cultural Potala
bottom of page