Curso de Cafeomancia

Curso de Cafeomancia

Os povos do Oriente Médio têm na Cafeonancia uma tradição milenar. A Cafeonancia - ou a Leitura da Borra do Café - surgiu por volta de 3.000 a.C. entre o povo da Arábia e foi por ele guardada e perpetuada de geração para geração.

Os sedimentos do pó que ficam depositados no fundo da xícara são justamente os instrumentos que se utilizam como oráculo para interpretar o presente e o futuro.

Estes sedimentos de café manifestam na xícara formas, símbolos ou desenhos que vão norteando a leitura, tais como estrelas, linhas, círculos, animais, montanhas, cruzes e outros que, por conjunção, vão constituindo a interpretação.

À primeira vista tais interpreações não parecem ter significados especiais, mas para o antigo povo árabe - que fazia o café sem coar -, as figuras deixadas pelo pó no fundo da xícara revelavam relevantes interpretações do presente e do futuro. Até os dias de hoje a Cafeomancia é utilizada, sendo transmitida pelas famílias e deixada para a humanidade por sua fantástica herança cultural.

Neste Curso de Leitura da Borra do Café estudaremos, antes de mais nada a intuição, um desígnio imprescindível para qualquer oraculista. Conheceremos os cuidados e os procedimentos para a leitura, aprenderemos a preparar o café e a interpretar os símbolos e as formas que os sedimentos manifestam nas xícaras.