Curso de Craniopuntura Japonesa (YNSA)

Ho'oponopono

Craniopuntura é a acupuntura realizada em pontos sobre o crânio. Como se sabe, o crânio é um microssistema - uma representação do corpo humano em uma região anatômica específica, assim como o pavilhão auricular, a língua, o abdome e a planta dos pés, entre outros - e os pontos nesta região podem ser trabalhados como em um atendimento da acupuntura sistêmica.
O estímulo pode ser feito com agulhas, com a pressão dos dedos ou de instrumentos e até mesmo com cores e sons. As áreas para inserção das agulhas correspondem, no couro cabeludo e na fronte, aos giros e sulcos do cérebro que recebem informações ou controlam determinadas partes do corpo.
Indicada para patologias agudas e crônicas, pode ser utilizada no tratamento de dores em geral, como cefaleias, enxaquecas, cervicalgia, dorsalgias, lombalgias, dores nos joelhos, bursites, dores pós-cirurgicas ou pós-traumáticas, doenças clínicas e psiquiátricas. Tem trazido ótimos resultados tanto para sequelas neurológicas como hemiplegia, paraplegia, paralisia facial e parestesias, quanto para problemas emocionais, insônia, depressão e pânico.
A Craniopuntura foi desenvolvida na década de 1.970 por um neurocirurgião chinês chamado Chiao Shun Fa, médico do Hospital do Povo da comarca de Chi Shan, norte da China. Em 1.973, por ocasião do 25º Encontro da Sociedade Japonesa de Ryodoraku, realizado em Osaka, Japão, o Dr. Toshikatsu Yamamoto apresentou a Nova Craniopuntura de Yamamoto, ou Yamamoto New Scalp Acupuncture (YNSA), trazendo conceitos diferentes da Craniopuntura Chinesa.

Na YNSA, por exemplo, as agulhas são introduzidas em menor profundidade, causando menos desconforto. Baseado em pontos - ou zonas cranianas - e com um específico método de diagnóstico por palpação de pescoço e crânio, a YNSA é uma técnica que tem evoluído nos últimos anos, sendo já uma vertente da acupuntura utilizada em todo o mundo com surpreendentes resultados.

Neste curso:
O Curso de Craniopuntura Japonesa, baseado na Yamamoto New Scalp Acupuncture, é quase todo prático. Traz recursos ilustrativos em imagens e vídeos para facilitar a compreensão da técnica.
Seus tópicos trazem a história, os fundamentos, a metodologia clássica e as mais recentes atualizações da YNSA.
Estudaremos os Pontos Estruturais (Básicos, Sensoriais e Encefálicos), os Pontos Funcionais (Nervos Cranianos e Pontos Y), Somatotopias, Diagnóstico e Procedimentos Terapêuticos para tratamentos especiais para dor, tensão, stress, insônia, acidentes vasculares, doenças reumáticas, aparelho reprodutor, entre outros.