Curso de Massagem Chinesa (Tuiná)

Ho'oponopono

Tuiná (Tui: empurrar, pôr em movimento, apertar, estimular, afastar, dissipar; Na: pegar, segurar, puxar, amassar; significa, assim, a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando e pondo em movimento) é um método terapêutico que se inscreve no sistema conhecido hoje por Medicina Tradicional Chinesa. Desenvolveu-se nas comunidades da China ao longo de milênios ao lado de outros recursos terapêuticos como a Acupuntura, a Moxabustão, a Fitoterapia e o QI Gong.

A Tuiná se baseia na aplicação de técnicas manuais para dispersar, tonificar e harmonizar a energia e o sangue dos meridianos, órgãos ou regiões, desbloqueando, retirando tensões, relaxando e reequilibrando as energias Yin e Yang do corpo humano.

Suas bases teóricas podem ser encontradas nos cânones da Medicina Tradicional Chinesa, o Huang Di Nei Jing e o Nan Jing, compilados na passagem do séc II a.C. para o séc. I a.C., quando a medicina tornou-se um campo distinto da atividade humana na China.

Na Medicina Tradicional Chinesa o conceito de saúde está vinculado ao equilíbrio entre Yin e Yang no organismo, garantido pelo fluxo contínuo de QI. O organismo é concebido como uma unidade que compreende os níveis físico, psíquico, emocional e espiritual, em relação dinâmica com o meio ambiente. Quando ocorre uma desorganização ou bloqueio do fluxo de QI no organismo as proporções entre Yin e Yang se alteram, o equilíbrio energético é rompido e sobrevém a doença.

Para restabelecer a saúde é necessário regular o fluxo de QI e restaurar o equilíbrio entre Yin e Yang. Essa é a função da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza vários métodos de tratamento, selecionados de acordo com as características da doença.

Assim, a finalidade da Tuiná é exatamente preservar ou restituir o equilíbrio entre o Yin e o Yang no organismo, corrigindo as disfunções orgânicas por meio da aplicação de diversas técnicas manuais.

Desta forma, devem ser conhecidos os fatores que provocaram o desequilíbrio entre o Yin e o Yang no organismo através dos exames de palpação, pulso e língua para reunir informações que conduzam ao diagnóstico segundo a Medicina Tradicional Chinesa. As causas das doenças são tidas como internas e externas. As causas internas consistem nas emoções intensas e persistentes ou na hipersensibilidade a determinados estímulos. Estes prejudicam os zang fu seletivamente. As causas externas consistem em fatores climáticos ou fatores relacionados com a constituição herdada dos pais e com hábitos de vida. A profilaxia e o tra tamento por Tui Na enfatizam a manutenção do equilíbrio interno do organismo em relação ao meio ambiente. Tui Na apresenta mais de cem técnicas manuais; trinta delas são usadas com mais frequência. Estas manobras favorecem a circulação de ch’i, sangue e líquidos orgânicos e a eliminação do ch‘i túrbido do organismo. Atuam sobre os zang fu otimizando seu funcionamento, e facilitam o equilíbrio emocional. Tornam o indivíduo mais apto a enfrentar as mudanças climáticas ou sócio-culturais. Vários procedimentos e técnicas para atuar nos meridianos principais, canais tendino musculares e pontos de energia encontram-se descritas na literatura sobre Tui Na . Pode-se alisar a pele, amassar os músculos, rolar sobre uma área, percutir o trajeto dos meridianos e pressionar os pontos de acupuntura.

Para aumentar o fluxo de ch’i num meridiano principal, deve-se executar manobras no sentido do fluxo do meridiano e para freá-lo, no sentido contrário ao seu trajeto . Tui Na aplicada sobre a pele e as fáscias atua nos meridianos tendino musculares com influência sobre função imunológica do organismo. Nos pontos de acupuntura pode-se utilizar a técnica do polegar, pressionar, vibrar, beliscar e friccionar. Para tonificar um ponto deve-se fazer pressão intermitente ou pressionar rodando no sentido horário. Para sedá-lo utiliza-se a pressão contínua ou pressão no sentido anti-horário. Estas manobras repercutem nos meridianos principais que propagam sua influência aos órgãos internos, zang fu.

 

Principais tópicos:

  • Canais e colaterais aplicados à massoterapia

  • Tuiná Adulto: princípios e aplicações de cada manobra

  • Principais manobras

  • Sequências de treinamento e tratamento

  • Tratamento de alterações através de Tuiná

  • Indicações, precauções e contra-indicações

  • Conduta profissional

  • Fisiologia e patologias pela Medicina Chinesa

  • Localização dos principais pontos a serem manipulados

  • Técnicas de manipulação

  • Aplicação das técnicas para alterações específicas

 

Documentos necessários para a matrícula:

  • 2 cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento

  • 2 cópias do RG

  • 2 cópias do CPF

  • 2 cópias comprovante de residência

  • 2 fotos 3/4

  • 2 cópias do titulo de eleitor

  • 2 cópias Certificado

  • 2 cópias do Histórico Escolar