Curso Integrado de Fitoterapia, Homeopatia e Terapia Ortomolecular

Curso de Fitoterapia

O Curso de Fitoterapia é chancelado pelo Forum - Centro de Formação, Estudos e Pesquisas -, fundado em 2.005 com a missão de criar e transmitir a cultura e a ciência. Apesar de novo, o centro é constituído de docentes experimentados em várias áreas do saber.

O Curso de Fitoterapia capacita o aluno a tratar as doenças mais conhecidas com medicamentos fitoterápicos e aspectos nutricionais vinculados às patologias e fornece informações sobre como atuar como terapeuta: legislação, direitos e limites.

A Fitoterapia consiste no tratamento das disfunções orgânicas com plantas medicinais e fitoterápicos. No curso serão abordados: histórico, manuseio, formas de uso e preparo (uso externo e interno), critérios de aplicação e posologias, efeitos medicinais de fitoterápicos e plantas medicinais e suas aplicações orgânicas. Adota-se o estudo por sistemas orgânicos: respiratório, nervoso, digestório, cardiovascular, renal, osteomuscular, endócrino e outros.

O Curso de Fitoterapia acontece em 10 meses, em uma aula de 3 horas por semana, perfazendo um total aproximado de 200 horas/aula.

 

Conteúdo:

Introdução ao conceito de Fitoterapia

Bases do tratamento: formas de uso, concentrações e limites

Formas farmacêuticas de recomendação e suas respectivas dosagens

Critérios de posologia

Prática: manipulação de fitoterápicos (xaropes, tinturas, cremes...)

Plantas medicinais gerais

Sistema respiratório

Sistema digestório

Sistema cardiovascular e renal

Sistema nervoso e reprodutor

Doenças que afetam a qualidade de vida

Sistema osteomuscular

Doenças do sistema imunológico, patologias especiais (Aids, dengue...)

Pele e anexos: Dermatologia e Cosmetologia

Prática: manipulação