Curso de Escrita Rápida -

Redação Espontânea Terapêutica

Curso de Escrita Rápida

A escrita é poderoso meio auxiliar em terapias, autoconhecimento e transformação. Pacientes de hospitais americanos, clientes de atendimento psicológico, pessoas em desafiador processo de auto cura, profissionais da saúde e terapeutas holísticos na Europa, na Austrália e no Brasil descobrem cada vez mais a força da palavra. A narrativa em psicologia, medicina, terapia holística e autoconhecimento tem cada vez mais seu valor reconhecido. O problema é que muita gente tem bloqueios para escrever, enquanto outras gostariam de se soltarem mais na escrita.

O método Escrita Total de redação espontânea é uma solução a esse nó dificultador da escrita terapêutica. Venha conhecê-lo e se habilitar com o próprio criador do método. Descubra o prazer de escrever, navegue no seu potencial curador, absorva suas possibilidades para o auto desenvolvimento e seu bálsamo para pessoas em situações de estresse psicológico, espiritual, emocional ou físico. Desenvolvido em cursos de pós-graduação de seu criador na Universidade de São  Paulo, já se provou eficiente com os diferentes tipos de público, de adolescentes a pessoas que simplesmente gostariam de escrever melhor, passando por educadores e psicólogos.

O método é ao mesmo tempo intuitivo, profundo, fácil e agradável de assimilação. Tem base na Teoria dos Hemisférios Cerebrais - cuja comprovação rendeu um Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia a Roger Sperry em 1981 -, no conceito atualíssimo de neuroplasticidade, na Psicologia Junguiana, nos conceitos mitológicos de Joseph Campbell, na proposta dos campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake e outras áreas. Integra solidez conceitual, exercícios intuitivos, práticas, técnicas e interação grupal, desperta o potencial criativo. Estimula elementos dos quatro níveis de consciência do ser humano: o sensório/físico, o psicológico, o mítico/simbólico, o espiritual.


Ideal para:
Terapeutas – da área psicológica e médica -, enfermeiros, profissionais da saúde de maneira geral, terapeutas holísticos, cuidadores, professores e estudantes desses setores, educadores, profissionais de Recursos Humanos, coaches. Pessoas interessadas no autoconhecimento.

Objetivos:
*Recuperar e ampliar o prazer de escrever.
*Disponibilizar a aplicação dos princípios, dos recursos, das técnicas e dos procedimentos do método Escrita Total em processos terapêuticos. 
*Despertar o talento para produzir narrativas escritas de alta qualidade, humanizadas, centradas em histórias de vida.
*Vencer bloqueios de escrita.
*Colocar em mãos um poderoso instrumento extremamente importante tanto para os próprios participantes quanto para seus pacientes ou clientes.

Conteúdo Programático:
-O prazer de escrever e a descoberta do mundo: segredos da escrita como processo de autoconhecimento.
-A fonte criativa em cada um de nós.
-Procedimentos e técnicas: da atitude à ação.
-Três técnicas matrizes: Escrita Rápida, Visualização Criativa, Mapa Mental.
-Fundamentos científicos: da Teoria dos Hemisférios Cerebrais à neuroplasticidade, passando pela psicologia humanista, pela Teoria Literária e pelo Jornalismo Literário.
-Técnicas avançadas.
-Escrita, identidade, transformação: o poder e o significado da história de vida para as pessoas.
-A força transformadora – e terapêutica - da escrita.
-Escrita terapêutica: movimentos, tendências, casos exemplares no mundo.
-Direcionamento avançado para a atividade do terapeuta.