Grupo de Emagrecimento

Ho'oponopono

A Nutrição Ayurvédica

Uma nutrição que vê o ser humano de forma integral, percebendo toda a função física, mental e espiritual do alimento e levando em conta diversos aspectos, desde a maneira como o indivíduo encara a própria vida até o momento da refeição. Assim é a nutrição segundo os princípios do Ayurveda, o milenar e complexo sistema de saúde indiano, o mais antigo em vigência no planeta, com mais de 5 mil anos de existência.

Para entender a nutrição ayurvédica é preciso compreender alguns conceitos básicos da medicina ayurvédica, segundo a qual os elementos da natureza (ar, fogo, água e terra, mais o éter, para os  indianos) se unem em pares para formar três doshas - humores biológicos classificados como pitta, vata e kapha -, que atuam na nossa fisiologia.

Cada indivíduo pode ter um, dois ou três doshas predominantes que, quando desequilibrados, podem levar a uma série de doenças e alterações emocionais, tais como irritação, depressão e ansiedade. “A alimentação deve buscar o equilíbrio dos doshas”, explica a médica Brenda Kalil, professora de Ayurveda. “Indivíduos que tenham o dosha predominante kapha (água e terra), de natureza pesada, oleosa, fria e lenta, - continua ela - têm tendência natural ao aumento de peso e letargia. Por isso, devem evitar alimentos com essas características, com a manteiga (que é oleosa) e carboidratos (que são pesados)”.  Para esses indivíduos, recomenda-se o consumo de alimentos secos e adstringentes, como o repolho, a cenoura e o alface. Para os indivíduos com natureza essencialmente pitta, de natureza quente, são indicados grãos, saladas cruas e hortelã. Já para os vata, de qualidade fria e seca: leite, iogurte e aveia, por exemplo.

 

O Grupo de Emagrecimento

Criado pela nutricionista - e também nutricionista ayurvédica - Mariana Rodrigues, este grupo se destina a trazer preciosas informações sobre o assunto, desde seus aspectos mais gerais (o horário mais adequado para as refeições e as condições ideais para elas acontecerem, por exemplo) até mais específicos, que vem a ser orientações pessoais, de acordo com o dosha de cada participante.