Vivência em Ho'oponopono

Ho'oponopono

Em havaiano, Ho'o significa “causa”, e Ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa tornar certo. Através desse sistema podemos nos livrar das recordações que tocam repetidamente na nossa mente e encontrar a paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem as crenças limitadoras, sem os condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio é aberto nos nossos corações. O Ho’oponopono permite soltar as recordações dolorosas, que são as causas dos desequilíbrios e das doenças. Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina ocupam este espaço vazio. Limpamos as más recordações com quatro simples frases, que estão relacionadas às quatro jóias de Jesus: a compaixão, a humildade, o amor e a gratidão:

Eu sinto muito

Perdoe-me

Eu te amo

Eu sou grato

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Abrindo mão da vontade de controlar as coisas, de mudar as pessoas e passando o controle a Deus nós mudamos nosso mundo interior e com isso mudamos também o nosso mundo externo.