Iso​stretching

Iso

O Isostretching (iso, abreviação de isometria, contração muscular, e stretching, do inglês, alongamento) é um conjunto de exercícios posturais e globais que consistem na manutenção de posturas de alongamento durante uma expiração prolongada, enquanto o indivíduo realiza uma contração isométrica dos músculos envolvidos.

É muito comum encontrarmos pessoas em posturas incorretas, que podem ocasionar com o tempo dores, desequilíbrios musculares e disfunções diversas. Conhecer as boas posturas é importantíssimo para a prevenção e manutenção da saúde e do bem-estar corporal. A postura ereta, estática e dinâmica resulta do equilíbrio entre as forças que agem no centro de gravidade e as forças dos grupos musculares antigravitacionais, que se contraem e atuam em sentidos contrários.

Para prevenir ou tratar tais alterações, o uso de técnicas de alongamento global está sendo cada vez mais utilizado. Uma dessas técnicas é o Isostretching, que prepara e protege a musculatura de uma retração que possa vir a sofrer por falta de atividade física adequada, sendo indicada para todas as idades e capacidades físicas.

Desenvolvida pelo fisioterapeuta e osteopata francês Bernard Redondo em 1.974, o Isostretching trata dores na coluna vertebral e desequilíbrios posturais, melhora a mobilidade articular e devolve aos músculos a sua flexibilidade, evitando assim o surgimento e a progressão de patologias crônicas na coluna, que atingem grande parte da população.