
Laserterapia

A Laserterapia ou Terapia a Laser, também conhecida como Terapia com Laser de Baixa Intensidade (LLLT, do inglês Low Level Laser Therapy) é um tratamento terapêutico que utiliza feixes de luz de baixa potência para estimular a regeneração de tecidos, reduzir a dor e a inflamação, e promover o equilíbrio celular.
A Laserterapia utiliza luz com frequência e comprimento de onda específicos, que penetra nos tecidos e é absorvida pelas mitocôndrias das células. Esse estímulo aumenta a produção de ATP (energia celular), promovendo maior capacidade de regeneração celular.
Os principais efeitos fisiológicos da Laserterapia: ela acelera o processo de cicatrização, estimula a microcirculação sanguínea; reduz a inflamação e o edema; alivia a dor; ativa a síntese de colágeno; estimula a reparação tecidual; tem efeito anti-inflamatório e bioestimulante.
Principais indicações: lesões musculares e articulares, feridas (úlceras, escaras, lesões pós-operatórias), tendinites, bursites, epicondilites, dores crônicas e agudas, pós-operatórios odontológicos, queimaduras, Acupuntura (em pontos específicos com laser), rejuvenescimento facial (em estéticas).
Contraindicações: áreas com tumor ativo, gestantes (evitar regiões abdominais e lombares), sobre os olhos (sem proteção adequada) e em pessoas com epilepsia (dependendo da frequência e estímulo).
É um tratamento versátil, não-invasivo e indolor, sem efeitos colaterais, que pode ser usado por pessoas de todas as idades e pode ser associado a outros tratamentos fisioterapêuticos.
