Lian Gong

Liang Gong

O Lian  Gong  tem sua origem na China e é composto de dois ideogramas: o primeiro Lian significa treinar, exercitar e o segundo Gong, (pronuncia-se Kung), significa trabalho persistente e prolongado que atinge um nível elevado de habilidade. Os ideogramas são complementados pela palavra SHI BA FA, pois existem muitas formas de Lian Gong e portanto, o Lian Gong Shi Ba Fa  significa  Lian Gong  em 18 Terapias.
O Lian Gong em 18 Terapias foi criado e desenvolvido em Shangai, na China em 1975, pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, considerado um dos maiores ortopedistas da Medicina Tradicional Chinesa da época atual, tendo recebido vários prêmios pelos resultados relevantes em pesquisas científicas. O Dr. Zhuang combinou os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vasta experiência clínica com outros conhecimentos milenares extraídos do Dao In (ginástica terapêutica que consiste na indução da circulação do Qi e do Sangue), e manobras manuais baseadas na massagem terapêutica – Tui-ná, e de sua própria vivência em artes marciais, tendo como referência básica os princípios filosóficos e teorias que fundamentam as práticas corporais que integram a Medicina Tradicional Chinesa.
A prática do Lian Gong em 18 terapias foi introduzida no Brasil em 1987 pela Profª. Maria Lucia Lee, Docente do Depto. de Artes Corporais (Instituto de Artes da UNICAMP), que se dedica desde 1978 ao trabalho de pesquisa e ensino das artes corporais chinesas e sua filosofia.