Massagem com Liberação Miofascial

Curso das Cartas do Caminho Sagrado

A fáscia

A fáscia é um tecido conjuntivo que envolve músculos, grupos musculares, vasos sanguíneos e nervos. É constituída por fibras de colágeno produzidas no interior da própria fáscia através dos fibroblastos e são dispostas no corpo humano em camadas. Elas envolvem e separam os ossos, músculos e órgãos, preenchendo espaços e dão unidade à estrutura, ao mesmo tempo em que criam as condições necessárias a que cada segmento do corpo funcione de maneira adequada.

A ideia é trazer melhor plasticidade aos conjuntos de músculos, o que favorece as trocas metabólicas e promove a saúde. Além disso, uma estrutura corporal mais bem organizada está também mais receptiva à experiência sensorial, base física da propriocepção e do conhecimento.

Quando as fibras musculares são lesadas, as fibras e as fáscias ao seu redor tornam-se curtas e tensas. Este stress desigual pode ser transmitido através da fáscia para outras partes do corpo, causando dor e uma variedade de outros sintomas em lugares não esperados.

 

A Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial (miofascial é a fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos muscularesé uma técnica altamente especializada utilizada por fisioterapeutas para aliviar a tensão desigual na fáscia lesionada. Em outras palavras, Liberação Miofascial é o alongamento da fáscia. O fisioterapeuta encontra a área de tensão, alonga a área contraturada, espera o tecido relaxar e, em seguida, aumenta o alongamento. O processo é repetido até que a área esteja totalmente relaxada, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

A maioria dos pacientes fica surpresa como a Liberação Miofascial é suave. Pode ser extremamente relaxante. Alguns pacientes chegam a adormecer durante o tratamento.

Liberação Miofascial é usada para equalizar a tensão muscular em todo o corpo. Tensão muscular desigual pode contrair músculos e comprimir nervos, causando dor. Soltando e manipulando as aderências da fáscia e devolvendo-lhe a sua elasticidade e flexibilidade perdidas consegue-se eliminar dores, sejam elas crônicas ou não. O progresso é medido por uma diminuição na dor do paciente e por uma melhoria na postura geral.


Quem pode se beneficiar com a Liberação Miofascial?

Vítimas de acidentes, traumatismos, infecções e situações que alteram a estrutura fascial, causando dores musculares.

A Liberação Miofascial é altamente eficaz no tratamento de pacientes com os seguintes diagnósticos: dores causadas por lesões do tipo golpe em chicote do pescoço, dor cervical crônica, dor de cabeça, alguns tipos de tonturas e vertigens, dor ao longo da coluna torácica, tensão lombar, dor lombar crônica, síndrome do desfiladeiro torácico, queixas de dores complexas pelo corpo, fibrose, disfunção com dor miofascial, fascíte plantar, sintomas pós-pólio, síndrome do túnel do carpo e outras.