Massagem Ayurvédica - Abhyanga

Miniatura Abhyanga.png

Famosa por seus múltiplos efeitos, a Abhyanga - um procedimento da Medicina Ayurvédica que nutre o corpo com óleos medicados especiais para cada dosha (ou biotipo) do sistema indiano, um dos mais antigos da humanidade (mais de 5 mil anos) -, é altamente benéfica para a saúde e ajuda no reequilíbrio do corpo e da mente.

A técnica auxilia a desintoxicar e nutrir os tecidos mais profundos do corpo, fortalece o sistema imunológico, ativa o funcionamento gastrointestinal, melhora a circulação sanguínea, reduz o cansaço e a fadiga física e mental, previne e trata distúrbios do sistema nervoso que causam crises de ansiedade, depressão, bloqueios emocionais e insônia, além de ser uma ótima fonte de rejuvenescimento e emagrecimento.
A Abhyanga é feita com movimentos específicos e adequados, de acordo com o dosha ou constituição psicofísica do paciente e se utiliza de produtos naturais como pós e óleos vegetais prensados a frio Os óleos são aquecidos a uma temperatura adequada para que seus princípios ativos sejam preservados e aplicados em todo o corpo, do topo da cabeça até a planta dos pés.
O procedimento dura cerca de uma hora e leva em consideração as necessidades de cada pessoa, com base numa anamnese prévia. Importante considerar que a Abhyanga não deve ser feita sob algumas condições específicas de saúde como: mulheres em período menstrual, presença de secreção ou muco nas vias respiratórias, indigestão, náuseas, febre, resfriados ou gripes, alergias ou ferimentos na pele.

O corpo estará mais preparado para receber a Abhyanga em jejum (no mínimo 3 horas) e no período diurno, condições que tornam o Agni (o fogo digestivo) mais eficiente para potencializar os seus efeitos.

Instituto Cultural Potala