
Medicina Ortomolecular

A Medicina Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este ajuste das moléculas se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.
O Homem está sendo permanentemente submetido a condições que levam ao excesso de radicais livres como, por exemplo, o stress, o fumo, a poluição, exposições prolongadas ao sol, entre outras. A Medicina Ortomolecular, através do uso de vitaminas e minerais, objetiva, entre outros, neutralizar os efeitos tóxicos destas espécies reativas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
A Medicina Ortomolecular também trata das deficiências de uma série de nutrientes. Sabe-se, por exemplo, que uma pessoa que fuma gasta 25 mg de Vitamina C a cada cigarro: a cada maço, perderá 500 mg da vitamina. Sabemos dos inúmeros benefícios que a Vitamina C proporciona, seja no combate a radicais livres, na síntese de hormônios ou mesmo estimulando o sistema imunológico. Todavia, apesar da Medicina Ortomolecular ter um sentido curativo, ela também é eminentemente preventiva. Assim, é possível tratar uma pessoa estressada antes que ela evolua para uma hipertensão arterial.
No Instituto Potala, a Medicina Ortomolecular é amparada por aparelhos de biorressonância, que não só avaliam os desarranjos químicos do cliente, mas também regulam estes desajustes por meio de medicamentos personalizados e sob medida para cada caso.
