top of page

Oficina de Macramê

Oficina de Macramê.jpg

As oficinas no Instituto Potala são atividades práticas, mas sempre com um algo mais: todas elas remetem à meditação em movimento, ao estado consciente do fazer. Seja na Oficina de Confecção de Tambores, na Oficina de Mandala de Fios – e até na Oficina do Corpo –, o ingrediente atenção é parte fundamental do processo.

Também na Oficina de Macramê deixamos as nossas preocupações de lado. Este é também um momento só nosso, como as aulas de Yoga, as aulas de Desenho ou de Violino no Potala: o mundo de correrias, prazos e metas que conhecemos dá lugar às cores vivas, à harmonia de notas e aos nós que não forma.

Para quem não conhece, o macramê é uma técnica de tecelagem manual que envolve a criação de nós decorativos com fios e cordas. É uma forma de arte que nasceu das mãos dos antigos navegadores e tecelões, que criavam redes e cordas para navegar e sobreviver. Com o tempo, transformou-se em uma forma de expressão artística, capaz de criar objetos funcionais e decorativos que refletem a alma e a criatividade de seus criadores.

A Oficina de Macramê é como um diálogo entre as mãos e a alma. É um processo lento e meditativo, que demanda paciência e atenção. Quando entrelaçamos nós e padrões, estamos também criando uma linguagem própria, uma forma de nos expressarmos e nos conectarmos com um outro mundo; o interior. Este tempo para nós mesmos é precioso; esta arte – e todas as outras – cria um ritmo, um padrão, um fluxo de energia que se move pelo corpo e alimenta a alma; deixa sair os pensamentos negativos ou os transforma, porque uma pessoa em paz consegue ver mais claramente. Este estado de harmonia é que nos guia para os melhores lugares da vida.

Programadas para ensinar o Macramê em 4 encontros e 8 horas/aula, as oficinas acontecem sempre aos sábados, das 9h30 às 11h30, facilitadas pela artista Cris Zanela. As aulas tratam sobre a história do Macramê, os principais nós e fios; ensinam os objetos mais desenvolvidos, como suporte para plantas, porta-copos e garrafas, painéis de coração. Os materiais – como colas, cordões de malha, fios e barbantes, argolas e bases de madeira – estão inclusos na matrícula. Se você já pensou em ser artista, em trabalhar com macramê ou precisa de um tempo para si mesmo, faça uma experiência. Sua alma vai te agradecer!

Instituto Cultural Potala
bottom of page