Palestra:

"A Arteterapia"

Oficina de Filtro dos Sonhos

A Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia. Ela possui história e teorias próprias e consiste no uso de recursos artísticos e visuais ou expressivos como elemento terapêutico.

A arte criada em Arterapia pode ser explorada com fim em si ou na investigação de sua simbologia. Durante a sessão de Arterapia a pessoa é convidada a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística (pintura, desenho, modelagem, escultura, poesia, dança, entre outras).

A Arteterapia é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde. Em Arterapia o próprio artista/paciente/cliente é quem faz a interpretação de suas criações, cabendo ao arteterapeuta apenas instigar esta investigação.

Diferentemente das terapias tradicionais - que se baseiam principalmente nas proposições entre terapeuta e paciente, em Arterapia existe uma relação triangular: o arteterapeuta, o paciente, e a arte (criada em terapia).