top of page

Vivência "Reconexão com
a Criança Interior"

Vivência Criança Interior.jpg

A Vivência "Reconexão com a Criança Interior"

Esta vivência vai cuidar da criança que existe dentro de você, independente de quantos anos você tenha. Vai cuidar da sua porção mais pura e mais doce, atenta mais às graças da vida e aos seus encantos do que aos seus limites e perigos. Vai cuidar para que o seu olhar para o futuro tenha a mesma inocência e a mesma esperança, sem deixar que nenhuma crença desmereça os planos que outrora foram feitos!
Tantos doutores, cientistas, filósofos ou educadores já escreveram: nossas crianças interiores não crescem. Cresce o adulto, obrigado a cumprir regras, encaixar-se em lugares às vezes apertados, escuros ou inadequados, bater metas, prazos e vontades de terceiros. Mas a parte criança resiste, escondida em algum lugar de nós mesmos, observando muito atenta aos rumos que tomamos. 
Para os especialistas, a porção criança se interessa por tudo e se movimenta para todos os lados o tempo todo, captando ensinamentos como oxigênio. Suas ações são governadas pelo entusiasmo e tudo é fácil, engraçado e colorido. Para todos os efeitos, ser criança é ter o mundo aos seus pés: primeiro, um lugar quentinho e confortável. 
Assim que percebe que existe a dor, nossa porção criança se surpreende. Muitas delas se dão conta de que há espinhos nas flores, que as ondas do mar também as derrubam na praia, que não podem andar descalças o tempo todo e que precisam se agasalhar porque esfria à noite. Muitas podem se ressentir com os destemperos que encontram pelos caminhos. Muitas, mesmo que queimem os seus pezinhos no asfalto quente, ainda querem voltar a pisá-los na primeira oportunidade. Outras se ferem tanto que se fecham e até restringem a sua felicidade. E é preciso muito carinho, muito diálogo e muito jeitinho com elas, exatamente para que resgatem a sua melhor porção: seu potencial infinito.
Pensando neste contexto as terapeutas Maria Cristina Godoi e Ana Paola Rossetti criaram, sob a luz da Psicologia Transpessoal, a Vivência "Reconexão com a Criança Interior". Transportando os conceitos dos 4 arquétipos positivos – a Criança Divina, a Criança Eterna, a Criança Mágica e a Criança Natural – sobre as quais a técnica se debruça, criaram 4 vivências respectivas, em que as particularidades de cada uma são trabalhadas maternalmente. 
Ao longo das 4 vivências vamos entendendo como cada uma delas influencia o adulto interior. Vamos perceber o talento especial da Criança Divina e toda a sua criatividade,

sua surpreendente imaginação em muitas situações; vamos olhar para a Criança Eterna e sua incrível facilidade de brincar e se divertir com qualquer coisa à sua volta;

vamos aprender com a Criança Mágica a acreditar em milagres; vamos descobrir com a Criança Natural a ter paz e sabedoria para resolvermos os nossos problemas. Vamos olhar para as nossas porções crianças, colocá-las num ambiente seguro e saudável para que voltem a caminhar, sem pensar nas queimaduras: mesmo que haja asfaltos quentes e outros perigos, há muitas ferramentas para evita-los! Vamos descobrir para onde foi a nossa criança, devolver-lhe a liberdade que ela merece! Vamos devolver a sua força suprema e a sua imaginação sem limites: só ela é capaz de chegar aos tesouros por trás do arco-íris!

As 4 vivências

A Vivência "Reconexão com a Criança Interior" foi programada para acontecer em 4 encontros distintos e independentes entre si, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, envoltos de aconchegantes luzes de velas, chás quentinhos, incensos e florais apropriados para cada arquétipo. Os encontros podem ser deliciosamente vividos, carinhosamente guardados e livremente revisitados, até que os 4 arquétipos sejam conhecidos, absorvidos e contemplados. É exatamente esta a experiência que a "Reconexão com a Criança Interior" quer transmitir: vivenciando cada aspecto dos arquétipos, podemos ter uma fantástica compreensão sobre a importância que eles têm em nossa vida adulta. Há uma completude que entrelaça os 4 arquétipos positivos e experimentá-los vai alargar os nossos pensamentos, sentimentos e emoções sobre a nossa criança interior. É uma grande oportunidade para darmos poder à nossa imaginação e à nossa criatividade, à nossa liberdade, à nossa força e à nossa sensibilidade para alcançarmos os nossos maiores sonhos.

Instituto Cultural Potala
bottom of page