Workshop de Dinacharya

Miniatura Work Dinacharya (4).png

O que é o Ayurveda?
Em sânscrito, "ayus" significa vida e "veda", ciência ou conhecimento Assim, Ayurveda é um sistema científico de medicina baseado em diretrizes clínicas expressas em textos milenares chamados Samhitas,

que passaram por constantes revisões desde seus primórdios, há mais de 5 mil anos. No Brasil, o Ayurveda faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (as PICS) e tem ganhado cada vez mais adeptos dentre as pessoas que buscam prevenção e tratamento de doenças crônicas.

Assim como a Medicina Tradicional, o Ayurveda também é composto por especialidades, sem contudo observar o ser-humano de forma fragmentada. Em qualquer tratamento, o cliente é analisado de forma integral, ou seja, mais do que tratar sintomas, o vaidya (médico ayurvédico) vai buscar a causa do problema, chamados de Nidana. E a causa pode não ser apenas física, mas também mental ou emocional, por exemplo. Esta é uma das razões de o Ayurveda ser tão especial: jamais duas pessoas com o mesmo sintoma serão tratados da mesma maneira; cada alma tem sua história para contar.

O que é Dinacharya?
Em sânscrito, "dina" significa dia e "charya", disciplina. Nos textos sagrados a Dinacharya é descrita como atividades do dia a dia destinadas a desintoxicar e reequilibrar as funções orgânicas: são rotinas de autocuidado que se iniciam ao nascer do sol e que incluem auto-observações, meditações, alimentação, exercícios e práticas específicas para o momento de cada pessoa.

É exatamente o que trata este workshop: levando em consideração o dosha - ou biotipo - de cada participante, este minicurso vai trazer as rotinas tradicionais, informações para aplicações no dia a dia e muita atividade prática, de meditação ao AyurYoga. Se você procura qualidade de vida em sua rotina diária - através de uma alimentação adequada, exercício mais indicado, horário para acordar ou para as refeições, entre outras sugestões -, este workshop é para você!

Instituto Cultural Potala