Yoga Massagem Ayurvédica

Curso das Cartas do Caminho Sagrado

A Ayurvedic Yoga Massage foi desenvolvida no início de 1980 pela mestra Kusum Modak, em Pune, Índia. Integra as sequências de alongamentos e trações advindas dos asanas do yoga às massagens, deslizamentos, amassamentos e toques profundos e vigorosos com as mãos e com os pés.

Tais procedimentos aquecem e aumentam o tônus muscular,, ativam a circulação sanguínea pelo controle da respiração, aliviam a tensão nervosa, a rigidez muscular e a pressão sobre as articulações, regulam os níveis de diversas substâncias neuroquímicas e hormônios no sangue, ajudam a diminuir o nível de cortisol (considerado o hormônio do stress), aceleram o sistema linfático, que absorve e elimina os resíduos, restauram a mobilidade, melhoram a coordenação, estimulam a eliminação do ácido lático, aliviando dores e tensões dos membros, estimulam a produção do líquido sinovial, que amolece e lubrifica as articulações, estimulam a produção de hemácias e leucócitos, aumentando a capacidade da circulação sanguínea de levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e órgãos do corpo.

Ayurvedic Yoga Massage é um meio eficiente para expandir a circulação da linfa e, consequentemente, melhorar a eficiência da remoção dos resíduos pelo organismo. E como está tudo interligado, um sistema linfático eficiente propicia o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no combate a infecções e doenças do corpo.

O método conta com mais de cem manobras, realizadas de acordo com o limite de cada pessoa. O objetivo é relaxar tanto a mente quanto o corpo e se soltar aos poucos.  “Pouco a pouco - costuma dizer Kusum Modak -, o corpo vai se abrindo como uma flor: pétala por pétala”.